12 Dicas para melhorar o Sono sem remédios

 

A Insônia atinge milhões de pessoas no mundo todo. Não dormir direito causa sonolência diurna, diminuição do rendimento e até mesmo a inclinação para o abuso de psicoestimulantes, como o café ou a cafeína. Além disso, noites mal dormidas podem gerar ou agravar um série de doenças, como a pressão alta, diabetes, obesidade, depressão, ansiedade ou até mesmo problemas cognitivos como perda de memória e dificuldade de concentração nos estudos e no trabalho.

Confira agora, 12 dicas para turbinar o seu Sono, sem remédios!

1. Higiene do sono: É criar um ambiente propício ao sono. É importante que esteja em total escuridão, total silêncio, com roupas de cama sempre limpas. A temperatura ambiente também é muito importante: entre 20 e 22ºC é o ideal.

2. Higiene de pensamentos: Evitar ler ou assistir notícias ruins ou desagradáveis algumas horas antes de dormir. Evitar brigas e aborrecimentos. Manter pensamentos de fé, amor e paz.

3. Regularidade: Durma e acorde sempre nos mesmos horários. Isto ajuda a mandar mensagens para o seu “relógio biológico” no cérebro sobre quando se preparar para dormir e quando se preparar para despertar.

4. Evitar eletroeletrônicos: Como smartphones, tablets, computadores. A luz azul emitida por eles, manda sinais para a glândula pineal sinalizando que é necessário estar acordado.

5. Atividade física: Há pessoas que necessitam gastar mais energia durante o dia. Se você é uma delas, crie uma rotina diária de atividades físicas, como caminhada, corrida, bike…

6. Evite estimulantes após as 18hs: Evitar cafeína ou o uso prolongado de estimulantes, principalmente os com meia-vida plasmática longa (que ficam muito tempo no organismo).

7. Leitura: Sempre procurar ler algo que edifique e acalme a alma, antes de dormir.

8. Meditação: esta ajuda a tirar o foco dos problemas e preocupações, predispondo o corpo ao relaxamento.

9. Oração: Ter uma ligação espiritual com seus guias, mentores, anjos-da-guarda é muito importante também para superar os problemas e preocupações e acalmar o espírito.

10. Alimentos: procure comer alimentos ricos em magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B. Auxiliam na produção de melatonina e serotonina, que acalmam a mente e o corpo.

11. Suplementos: Aminoácidos como a taurina, glicina e triptofano podem ajudar. Pode-se também suplementar com o magnésio e vitaminas do complexo B.

12. Melatonina: Hormônio produzido naturalmente pelo corpo, a sua suplementação pode ajudar a ressincronizar o ritmo circadiano. Além disso, predispõe o organismo ao sono, reduzindo a pressão arterial, os batimentos cardíacos e a temperatura corporal.

Gostou do texto? Você pode encontrar mais conteúdos meus também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tik Tok! Acesso no botão abaixo: