O “Treino Intervalado de Alta Intensidade”, vulgo “HIIT” (sigla em inglês) já é há alguns anos um queridinho do processo de emagrecimento e melhora da composição corporal. É um treino que alterna séries de alta intensidade com séries de baixa intensidade (ou descanso), numa dada sessão de exercícios, sendo realizado num espaço de tempo menor em relação aos exercícios clássicos. Pode envolver por exemplo, “tiros de esforço”, como uma breve corrida intensa. O MICT, sigla em inglês para “Treinamento Contínuo de Intensidade Moderada”, envolve a prática de exercícios numa intensidade mediana, e com grande duração das sessões. Tem por exemplo como atividades, uma caminhada rápida, uma corrida mediana, andar de bicicleta… É claro que entre os 2 protocolos, o importante não é necessariamente o tipo ou modalidade esportiva em questão, mas sim o esfoço VS tempo, de uma maneira qualitativa e quantitativa. Mas será que o HIIT é mais vantajoso que o MICT na melhoria da composição corporal?
Em uma revisão sistemática e metanálise de 786 estudos, foram comparados os efeitos do HIIT e do MICT sobre a composição corporal. Os estudos compreendiam tempo de intervenção entre a 4 a 16 semanas, sendo a maioria com 12 semanas. Ambas as modalidades promoveram redução no percentual (%) de gordura corporal (-1,5% HIIT e – 1,44% MICT) e também da massa adiposa absoluta (kg) (-1,58 HIIT e – 1,13 MICT), sem grande significância entre as duas modalidades para a redução do percentual de gordura corporal. Contudo houve um diferença significativa entre ambos os grupos na redução da massa adiposa absoluta: -2,28kg. O estudo frisa também que as comparações entre os protocolos em “Treino Intervalado em Sprint” (SIT), (uma espécie de “tiros de esforço”) com os protocolos em MICT, favorecem o SIT na perda de massa adiposa absoluta: – 3,22kg. Os autores concluem que tanto o HIIT quanto o MICT promovem redução similar do percentual (%) de gordura. Porém o HIIT confere redução da massa adiposa absoluta, 28,5% maior que o MICT.
Então, se pretende uma melhora mais rápida da sua composição corporal, optando entre os protocolos de HIIT e MICT, opte pelo primeiro. E claro, sempre se exercite com a supervisão de um profissional de Educação Física.
Referências:
http://dx.doi.org/10.1136/bjsports-2018-099928