Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual devo usar?

Dúvida extremamente comum no meio fitness, os atletas com frequência se envolvem em discussões calorosas para determinar qual é o melhor. O Whey protein, é uma proteína extraída do soro do leite, sendo este um resíduo da coagulação do leite durante a fabricação de queijo. O soro representa cerca de 20% do total de proteínas do leite, sendo os outros 80%, composto pelas “caseínas”. O whey é composto basicamente por proteínas do tipo albuminas e globulinas e possui quantidade consideráveis de glutamina e “aminoácidos de cadeia ramificada” que contribuem para o anabolismo proteico.

Existem no mercado 3 variações deste suplemento: o whey “concentrado”, “isolado” e “hidrolisado”. O concentrado possui um teor de proteínas de 80%, e não é isento de gorduras e lactose, podendo ser um problema para aqueles intolerantes a ela. A versão isolada contém cerca de 90% de proteínas e é desprovida de gorduras e com teor de lactose praticamente inexistente, porém o seu preço costuma ser o dobro do concentrado. Por fim a versão hidrolisada, ainda mais caro que o whey isolado, apresenta um teor proteico similar a este, porém suas proteínas complexas são quebradas, gerando partículas proteicas menores (aminoácidos e peptídeos simples), facilitando a sua absorção.

Enfim, qual devo usar? Se você é um atleta (ou paciente) saudável, opte pela versão concentrada, que apresenta uma relação custo/benefício melhor do que as outras, com uma taxa de absorção similar, diferindo apenas a velocidade de absorção, sendo em torno de 60 minutos enquanto o hidrolisado é absorvido em até 30 minutos. Vale ressaltar que a quantidade de lactose e gorduras contida em cada porção* (*usualmente 30 gramas) do whey concentrado, é desprezível. Quanto ao whey hidrolisado, a recomendação principal se dá para pacientes com doenças e condições clínicas em que se há o comprometimento da digestão e absorção de proteínas no trato gastrointestinal, com ingesta calórica baixa e que necessitam de um grande estímulo anabólico em condições de emagrecimento extremo, inflamação, doenças autoimunes e pós-cirúrgicos que comprometam o balanço proteico.

#Whey Protein
#Anabolismo

Gostou do texto? Você pode encontrar mais conteúdos meus também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tik Tok! Acesso no botão abaixo: