Disfunção Sexual causada por Antidepressivos

 


A Depressão é um problema cada vez mais crescente na atualidade. Muitos antidepressivos tem se mostrado úteis para o problema, mas trazem consigo alguns efeitos adversos pouco toleráveis pela maioria das pessoas. Um deles é a maior incidência de disfunção sexual, que pode ocorrer em mais de 80% dos pacientes! Dentre os efeitos adversos na função sexual, temos: diminuição do libido e excitação, disfunção erétil e perturbações no orgasmo (retardo e redução da intensidade). Podem haver também outros problemas menos relatados, como dispaurenia (dor durante a penetração) e priapismo (ereção prolongada e dolorosa do pênis).

O risco de disfunção sexual é alto entre os antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ex: Escitalopram e Fluoxetina) e os Inibidores da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (Ex: Duloxetina e Venlafaxina). Entre os antidepressivos Tricíclicos, como a Amitriptilina, o risco é mediano, excentuando-se a Clomipramina, onde é alto. Entre os antidepressivos Inibidores da MAO e os atípicos, o risco é baixo, como a mirtazapina, trazodona, agomelatina… Alguns antidepressivos até melhoram a função sexual, a exemplo da bupropiona que age aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro.

No manejo da disfunção sexual causada por antidepressivos, podemos lançar mão das seguintes estratégias:

-Esperar algumas semanas e observar se este efeitos diminuem.
-Reduzir a dose do remédio.
-Trocar por outra classe de medicamento que provoque menos disfunção sexual ou que melhore.
-Adicionar “antídotos”: substâncias que contrabalanceiem ou antagonizem os alvos farmacológicos de cada antidepressivo em específico.
-Tentar alternativas naturais, como alguns fitoterápicos e nutracêuticos
-“Feriados”. Nos dias em que tiver interesse em ter alguma atividade sexual, não tomar o remédio.

A disfunção sexual por antidepressivos é um problema sério, que pode levar muitos pacientes a abandonar o tratamento, podendo resultar em diminuição da qualidade de vida e prevalência da doença.

Referências:
doi: 10.5694/mja2.50522
DOI:10.4103/0976-500X.81913

 

Gostou do texto? Mais ABAIXO um vídeo que postei lá no Youtube, sobre a Disfunção Sexual Causada por Antidepressivos.

Você pode encontrar mais conteúdos meus também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tik Tok! Acesso no botão abaixo: