Ginkgo biloba no tratamento de Demências


A Ginkgo biloba é um fitoterápico clássico e já bastante conhecido no tratamento de perda de memória e outras queixas cognitivas. Mas será que é eficiente no tratamento de Demências? Uma metanálise de 13 estudos clínicos utilizando um certo extrato padronizado da planta, com duração entre 12 e 52 semanas, envolvendo 2381 pacientes, demonstrou que a ginkgo biloba foi de fato superior ao placebo, oferecendo melhora em vários scores e escalas clínicas que mensuram e avaliam a extensão das demências. Os autores concluíram que a dose de 240mg é eficaz e segura no tratamento.

A Ginkgo biloba possui vários mecanismos de ação, tais como efeitos vasodilatadores envolvendo as prostaciclinas, a facilitação da ação do óxido nítrico e interação com canais de cálcio, reduzindo os vasoespasmos e facilitando a circulação sanguínea cerebral. Ainda age melhorando a fluidez do sangue via inibição do PAF e melhora o metabolismo energético do cérebro como um todo, resultando inclusive no aumento da atividade de vários neurotransmissores, como a serotonina, noradrenalina, dopamina e aceticolina. Produz ainda efeitos antioxidantes, que são também muito importantes para as funções cognitivas.

Referências:
DOI 10.1186/s40780-015-0014-7
doi: IO. 1053/mr.2000.3840

 

Gostou do texto? Você pode encontrar mais conteúdos meus também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tik Tok! Acesso no botão abaixo: